Recebo e-mails com meu endereço de e-mail como remetente para mensagens que não enviei

Recebo spam onde o remetente é meu próprio e-mail

Os spammers utilizam técnicas aprimoradas para enviar e-mail forjando o remetente das mensagens. Técnica também conhecida como Spoofing.

Isso ocorre pois protocolo SMTP (responsável pelo envio de e-mail) ainda que seguro, possui a vulnerabilidade que permite que qualquer pessoa com conexão internet e um programa especial envie mensagens alterando o campo "From" (remetente). Vale frisar que essa vunerabilidade é mundial para o SMTP, ou seja, não é algo relacionado ao nosso serviço de e-mails.


Algumas Causas
Abaixo algumas possiveis causas para esse problema:


1. Computador infectado por WORM:

Pode ser que o seu computador ou o de alguém que possui seu e-mail no catálogo de endereços esteja infectado com um WORM, que é um tipo de vírus que envia e-mails automaticamente para todos os contatos no catálogo de endereços do programa de e-mail, principalmente o Microsoft Outlook e o Outlook Express, a fim de tentar se multiplicar.

Variações conhecidas como Cavalos-de-Tróia (trojans) também podem apresentar um comportamento semelhante. Outros tipos ainda podem até buscar endereços digitados no seu Webmail, por meio de arquivos temporários do navegador. Isso possibilita que o vírus crie uma mensagem contaminada forjando ser de sua autoria.

Para resolver, é necessário fazer uma varredura em seu computador a fim de localizar e eliminar o vírus. Recomendamos também que troque a senha da sua caixa postal e não utilize mais o e-mail em seu computador até que você tenha certeza de que ele esteja "limpo".

Se sua máquina não estiver infectada e mesmo assim você receber devoluções de mensagens não enviadas, é bem provável que o problema esteja no computador de alguém que tem o seu e-mail registrado em seu catálogo de endereços, e aí não tem muito o que fazer, pois a solução dependerá dessa pessoa.

Como forma de precaver esse tipo de problema é recomendado manter seu anti-vírus sempre atualizado e ativo. Certos anti-vírus e programas de firewall detectam e bloqueiam quando mensagens são enviadas com muitos destinos, e até mesmo muitas mensagens enviadas de uma vez só.

 

2. Você pode ser uma vítima de um spoofing:

É possível que alguma pessoa tenha enviado mensagens (normalmente mensagens em massa, como malas diretas ou SPAM) e utilizou uma técnica de Spoofing citada acima, que consiste em forjar o remetente da mensagem utilizando um e-mail qualquer como endereço de resposta para os possíveis erros.

Caso receba mensagens de devolução de e-mails que pareçam vir da sua conta, se encontrar mensagens em Spam provenientes de remetentes como 'mim' ou 'Eu', ou respostas a uma mensagem que você nunca enviou, é possível que você esteja sendo vítima de um ataque de 'spoofing'. O spoofing significa simular o endereço de retorno em e-mail de saída para esconder a verdadeira origem da mensagem.

Ao enviar uma carta pelo correio, geralmente você escreve um endereço de retorno no envelope para que o destinatário possa identificar o remetente e também para que o correio possa devolver a carta caso ocorra algum problema. Mas nada impede que você escreva um outro endereço de retorno que não o seu; na verdade, uma outra pessoa pode enviar uma carta e colocar o seu endereço de retorno no envelope. Com o e-mail acontece o mesmo. Quando um servidor envia uma mensagem, ele especifica o remetente, mas é possível que o campo do remetente seja forjado. Caso ocorra um problema com o envio e alguém tenha forjado o seu endereço na mensagem, ela retornará para você, mesmo que você não seja o verdadeiro remetente.

Se você recebeu a resposta de uma mensagem que não foi enviada do seu endereço, há duas possibilidades: 

  1. A mensagem foi forjada, falsificando seu endereço como o remetente.
  2. O remetente original usou o seu endereço como um endereço para resposta de modo que as respostas fossem enviadas para você.

Nenhuma dessas possibilidades indica que a sua conta tenha sido comprometida

A vantagem que o spammer tem com essa ação é que, se ele estiver usando um servidor de e-mails próprio, ele economizará recursos do servidor dele, pois este não precisará processar as mensagens retornadas.

E se por acaso o spammer estiver usando um servidor de e-mails de outra empresa, com essa técnica ele conseguirá disfarçar os bounces registrados nos logs do provedor, dificultando que o spammer seja descoberto pelo real dono do servidor ou remetente.

 

Identificando se a causa é Worm ou Spoofing

certeza você só terá depois que analisar todas as possibilidades que citamos acima, mas para saber por onde começar, observe o cabeçalho completo exibido no conteúdo da mensagem de erro recebida.

Lendo o cabeçalho de baixo para cima, veja se no primeiro "Received:" tem algum endereço com o subdomínio server.hospedasites.in. Se tiver, acesse o prompt do DOS e faça um ping nesse endereço e outro ping no endereço pop.[seudomínio.com.br].

Compare os endereços IP mostrados em cada ping e se forem iguais, significa que a mensagem foi disparada pelo seu servidor de e-mails, ou seja, sua máquina possivelmente está infectada. Se os IPs forem diferentes, pode se tratar de alguma vulnerabilidade relacionada à diretiva allow_url_fopen, então vale a pena conferir a programação de seu site.

Do contrário, é bem provável que você sofreu um spoofing ou que algum conhecido seu pegou algum vírus que está tentando se multiplicar.

Como Resolver

Infelizmente não existem formas de realizar o bloqueio dessas mensagens, pois as mesmas são enviadas por servidores externos aos da ClimaHost, onde não temos acesso a nenhum tipo de configuração para bloquear esse tipo de envio, pois trata-se de uma vulnerabilidade do protocolo SMTP e não de nossos servidores.

Para reduzir as chances de você sentir esse problema é a possibilidade de você não ativar o apelido * (asterisco), ou como é mais conhecido, o Pega-tudo, pois este faz com que sua conta receba mensagens enviadas para qualquer endereço eletrônico do seu domínio, mesmo que ele não exista.

 

  • meus e-mails indo para spam, problemas com email
  • 66 Kasutajad peavad seda kasulikuks
Kas see vastus oli kasulik?

Seotud artiklid

Como configurar MX do Google no cPanel

Esse tutorial tem como intuito, auxiliar nossos clientes de hospedagem que desejam utilizar...

Configuração de Outlook

1 - Primeiro Va até o canto superior esquerdo clique em Arquivo; 2 - No menu...

Como configurar assinatura de E-mail no Webmail

Aprenda como configurar assinatra no webmail.1° Clique em configurações. 2° Clique em...

Configuração de E-mail no celular Android

Aprenda a configuraar o e-mail de seu domínio em seu celular Android

Powered by WHMCompleteSolution